Vistoria para recebimento de imóveis
Vistoria para recebimento de imóveis comprados na planta
Não há lei que obrigue a construtora a permitir que proprietário confira a conformidade e a qualidade do imóvel quando ele fica pronto.
Contudo, a vistoria virou praxe para imóveis adquiridos na planta, tanto que normalmente consta nos contratos como condição para a entrega das chaves.
Certamente a maioria dos compradores não tem a menor ideia de como proceder uma vistoria, antes de recebem seus imóveis.
Pior ainda, é quando assinam o recebimento, sem qualquer verificação, e depois é que se dão conta dos problemas que poderiam ter sido evitados com uma vistoria profissional.
Comece a preparar a vistoria no ato da compra
O ideal, para quem adquire um imóvel na planta, é começar a se preparar para a vistoria, que deverá ser feita antes de receber as chaves, no ato da compra.
Portanto, junte todas as propagandas divulgadas em veículos de comunicação, descritivos do imóvel, folhetos disponíveis nos locais de venda e guarde para servirem como parâmetro de comparação no ato da vistoria.
Também é importante exigir da construtora o máximo de detalhes sobre o imóvel, enquanto se está negociando a aquisição.
Isso funciona como medida preventiva contra futuras decepções e discrepâncias entre o que se pensava estar comprado e o que realmente foi adquirido.
Então, este é o momento ideal para solicitar e analisar cuidadosamente o memorial descritivo do imóvel, que informa em detalhes o que vai constar no imóvel quando estiver pronto.
Conte com uma empresa especializada
A vistoria do imóvel executada por pessoal especializado é muito importante, pois é nesse momento que você detecta todos os problemas da construção e é o último momento para pedir a correção, antes de habitar o imóvel, o que pode evitar muitas dores de cabeças pra exigir reparação e/ou gastos no futuro.
Assim, o primeiro passo para realizar a vistoria corretamente é contratar uma empresa especializada para verificar detalhadamente, com olhos críticos, se o imóvel apresenta defeitos aparentes, problemas de qualidade e não conformidades com o que foi contratado.
Eventualmente, mesmo os defeitos aparentes podem escapar se a pessoa não tem o olhar treinado para percebê-los, por isso é importante estar representado ou assessorado por alguém que tenha um olhar técnico.
Alem disso, o leigo pode acabar se apegando a detalhes que são imperfeições normais e inerentes à construção civil e acabar deixando passar pontos importantes.
O técnico que for acompanhar a vistoria precisa ter acesso a todos os documentos que foram guardados, desde a compra do imóvel, pois as construtoras são prestadoras de serviço e nem sempre vai haver disposição delas para consertar os erros.
Por isso a presença do técnico é importante, para evitar que a construtora minimize a situação.
Laudo de vistoria
Saiba como garantir que você não terá prejuízo com os defeitos encontrados na vistoria. É preciso materializar as reclamações.
De tal forma que o que foi comunicado ao profissional da construtora no ato da vistoria, deve constar no laudo. Não se esqueça de solicitar uma cópia para você.
Entretanto, se o representante da construtora impedir que alguma de suas observações seja documentada no laudo de vistoria, é aconselhável que o problema seja exposto em uma carta, com confirmação de recebimento, encaminhada à construtora, de preferência no mesmo dia da vistoria.
Assim como este mesmo procedimento pode ser usado para documentar os defeitos que são conhecidos como vícios ocultos, aqueles que são percebidos com o tempo e utilização do imóvel.
A garantia dos imóveis costuma ser de 90 dias, mas o Código Civil trabalha com prazo de cinco anos para a detecção de vícios estruturais.
Aliás, os defeitos aparentes apontados no dia da vistoria precisam ser corrigidos pela construtora em até 30 dias.
Eventualmente os compradores podem negociar descontos ou a inclusão de novos itens no imóvel, quando não valer a pena consertar o defeito, como no caso de um modelo de revestimento colocado errado.
Dessa forma, para se precaver, ao assinar o laudo de vistoria do imóvel, acrescentem a expressão "com ressalvas relacionadas ao uso do imóvel".
Além disso, é muito importante que as empresas disponibilizem o manual de uso do imóvel no momento da entrega das chaves e que o consumidor, ao recebê-lo, verifique se as instruções são claras e não geram dúvidas.
Portanto não pense duas vezes, contrate uma empresa especializada e com experiência para fazer uma vistoria completa e evitar muitas dores de cabeça quando você for morar no seu novo imóvel.
Os especialistas estão sempre atentos a tudo!
Referências | Links Úteis
Leggu-CSI
Se você necessitar de um suporte profissional com relação a esse assunto, conte com os serviços da Leggu-CSI.
Comentários