A manutenção predial
A manutenção predial, sem dúvida alguma, tem como objetivos mais importantes a segurança e o conforto dos moradores ou dos usuários da edificação.
Outros aspectos também são importantes, mas, talvez, o estético é o que receba maior apelo, embora não faça parte da lista dos mais importantes.
Portanto, quando o condomínio possui uma gestão mais profissional e técnica, a segurança das pessoas, a conservação e a adequação do imóvel, através da manutenção predial, ganham peso significativo. O cumprimento das normas técnicas deve ser prioritário para se evitar acidentes.
Além disso, o abandono dos procedimentos da manutenção predial preventiva, corretiva, adaptativa e evolutiva ou a execução inadequada desses processos geram, riscos, insegurança, degradação do imóvel, despesas extras e, inclusive, pode prejudicar o seguro do imóvel.
Parece que a maioria dos gestores dos condomínios se preocupam apenas a obtenção das certificações, deixando para um segundo plano a manutenção predial regular do imóvel.
Possuem assessoria jurídica para cuidar das questões legais e trabalhistas, mas não contam com a assessoria e o suporte de uma empresa especializada para fazer as vistorias periódicas e a implementação e manutenção de um programa adequado de manutenção.
Consequentemente sete em cada dez acidentes em imóveis na cidade de São Paulo, segundo pesquisa do Ibape-SP, tem relação com a falta da manutenção predial e não com danos estruturais dos imóveis.
De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, todo condomínio deve ter um manual de uso, operação e manutenção de acordo com a NBR 14037 e um programa de manutenção de acordo com a NBR 5674.
Aí ficam algumas perguntas que não querem calar.
O condomínio que você administra ou que você reside possui:
- Manual de uso, operação e manutenção de acordo com as normas aplicáveis?
- Qual é periodicidade e abrangência dos check-ups?
- AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) aprovado?
- aplicáveis?
- Algum agravo ou restrição na(s) apólice(s) de seguro do imóvel?
Um outro fator significativo causador de acidentes são as reformas indevidas dentro de apartamentos em condomínios.
Portanto, os proprietários dos apartamentos devem ficar muito atentos ao cumprimento da NBR 16280 que define como deve ser apresentado o plano de reforma para o síndico do condomínio, plano esse que deverá ser avaliado e aprovado por um profissional técnico.
A manutenção predial adaptativa/evolutiva
Outro aspecto que nós da Leggu consideramos importantíssimo nos programas de manutenção predial nos condomínios, é a manutenção adaptativa e/ou evolutiva.
Certamente esse tipo de manutenção será responsável pela melhoria da eficiência e adequação do imóvel, visando em primeiro lugar, a segurança e o conforto das pessoas, e o cumprimento das exigências das normas técnicas vigentes.
Como exemplos da manutenção predial adaptativa e evolutiva, citamos:
- a substituição de lâmpadas incandescentes por leds;
- a adequação dos painéis elétricos nas áreas comuns para atendimento das normas técnicas (NBR) e da segurança no trabalho (NR);
- instalação de dispositivos DR, obrigatórios por norma, em determinadas áreas da edificação;
- implantação de sistemas fotovoltaicos.
Finalizando, ressaltamos que é responsabilidade dos síndicos e dos membros dos conselhos manter o condomínio permanentemente nas condições em que foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros, pela Seguradora e por outros órgãos reguladores de imóveis, sejam esses residenciais ou comerciais.
Referências | Links Úteis
Leggu-CSI
Se você necessitar de um suporte profissional com relação a esse assunto, conte com os serviços da Leggu-CSI.